fogos x pets

Está chegando aquela época do ano em que os fogos vem com tudo! Então resolvemos listar algumas dicas para ajudar você a lidar com esta situação e minimizar o estresse do seu pet neste fim de ano.

O ambiente deve ser seguro e confortável. Poucos minutos antes da virada, mantenha portas e janelas fechadas a fim de evitar fugas e machucados.

Uma música calma e relaxante num tom mais alto ajuda o pet a não escutar o que rola lá fora. Ligar o ventilador ajuda a compor esse som ambiente e também a refrescar se estiver o calor da época.

Cortinas fechadas e um bom brinquedo recheável também ajudam bastante a distrair.

Crie um cantinho da segurança, onde haja a caminha dele, uma toquinha ou caixinha de transporte, um cômodo onde os sons ficam mais abafados e que ele possa ter acesso a este local nos momentos de medo.

Um longo passeio ou uma atividade vigorosa no final da tarde podem ajudar a extravasar as energias e o pet relaxar durante a noite.

O melhor petisco deve ser separado para darmos ao pet no momento dos barulhos. Nesta hora, vale petiscos secos, ossinhos, comidinha úmida, entre outros que seu pet mais ama.

Os brinquedos preferidos também podem ser oferecidos na hora dos fogos. Se ele não aceitar, você pode tentar oferecer mais tarde.

Que tal feromonizar o ambiente para aumentar a segurança interna do seu pet? Os difusores de cães e de gatos auxiliam na resposta emotiva dos pets, minimizando a resposta ao estressor. Ainda da tempo de já ligar o seu na tomada e ir deixando que ele faça a sua parte na história.

E nunca deixe seu pet sozinho neste momento. O seu colo, seu apoio, farão toda a diferença para que ele enfrente os estrondos e não se apavore.

Casos mais graves de fobia podem necessitar de medicação.
Consulte seu Médico Veterinário de confiança e cuidado com as receitas de Internet.

Para o ano que vem, inicie o processo de dessensibilização com alguns meses antes e o sucesso no fim do ano será bem mais palpável.